top of page

BRIQUETES OU PÉLETES? DIFERENÇAS, SIMILITUDES E VANTAGENS

Nos últimos anos o uso de péletes e briquetes tornou-se popular enquanto biocombustíveis para aquecimento.

Nos últimos anos o uso de péletes (do inglês pellets) e briquetes tornou-se popular enquanto biocombustíveis produzidos a partir de biomassa. Mas são dois termos que tendem a ser confundidos, podendo não ser claro porque optar por um ou por outro.  

 

Explicaremos de seguida quais são as diferenças e semelhanças entre briquetes e péletes, bem como as principais vantagens de cada um destes combustíveis. Está indeciso/a entre o que comprar? Então leia o que se segue.    

 

O QUE SÃO OS BRIQUETES?

 

Os briquetes de madeira são blocos de madeira triturada e compactada. Um combustível 100% ecológico e renovável, fabricado a partir de serradura de madeira que, quando compactada a 1 000 kg de pressão, torna-se num produto com alto poder calorífico classificado como biomassa sólida.  ​  

 

O modo de uso dos briquetes é semelhante ao da lenha tradicional, pelo que podem ser usados ​​em qualquer equipamento onde a madeira seja utilizada, tal como em fogões, lareiras, salamandras, fornos, caldeiras ou atividades industriais.  ​  

 

É um produto fácil de transportar e limpar. A combustão dos briquetes é calma, constante e não produz muito fumo, entre outras vantagens.    

 

O QUE SÃO OS PÉLETES?  ​  

 

Péletes  são cilindros pequenos, com alguns milímetros de diâmetro, criados a partir da serradura de madeira. É um combustível totalmente natural, catalogado como biomassa sólida.  ​  

 

São feitos a partir de serradura seca natural sem qualquer aditivo, já que se utiliza a própria lenhose contida na serradura como aglutinante, comprimindo-a  a alta pressão para formar cada elemento, o que os torna numa composição muito densa, dura e com grande poder calorífico.  ​  

 

Este processo de compactação também lhes confere uma aparência brilhante, como se estivessem envernizados, tornando-os mais densos que a madeira original.    

 

Para maximizar o potencial deste produto  é aconselhável fazer a sua combustão apenas em fogões ou caldeiras apropriadas.  ​    

 

PRINCIPAIS DIFERENÇAS ENTRE BRIQUETES E PÉLETES    

 

Embora ambos os combustíveis compartilhem muitas características, propriedades e vantagens, também há entre eles certas diferenças. Aqui estão os principais aspetos que diferenciam estas duas opções de combustível para aquecimento:    

 

TIPO DE CALDEIRA  ​  

Para usar briquetes de madeira não é necessário fazer qualquer investimento inicial porque é um combustível que tem praticamente os mesmos usos que a lenha e, portanto, pode ser usado nos mesmos dispositivos: caldeiras, fogões a lenha chaminés, etc.  ​  Por outro lado, para usar péletes é necessário que tenha uma caldeira ou fogão apropriado, pelo que é necessário fazer um investimento inicial para o equipamento.    

 

ALIMENTAÇÃO DA CALDEIRA  

 Você não pode automatizar a alimentação de um dispositivo para queima de briquetes, terá que o fazer manualmente. Deverá colocar o combustível no dispositivo cerca de 3 ou 4 vezes por dia.  ​  

 

Por seu lado, as caldeiras e fogões de péletes incorporam um sistema de alimentação automática, pelo que você terá apenas que assegurar a existência de combustível disponível no respetivo depósito.  

 

 DENSIDADE  ​  

A densidade dos briquetes é de 1 000 kg por metro cúbico.    

A densidade das péletes é de 600 kg por metro cúbico.    

 

ARMAZENAMENTO  ​  

Graças à forma geométrica das briquetes o seu armazenamento é fácil, sendo que cada palete em si mesma ocupa um espaço otimizado. As paletes podem ser colocadas junto do dispositivo de queima, permitindo a sua fácil alimentação.  ​  

 

As péletes precisam de mais espaço de armazenamento. As caldeiras de péletes requerem um depósito para alimentação automatizada. Portanto, o armazenamento do combustível deve estar localizado em algum lugar perto da caldeira para facilitar a recarga periódica deste combustível.    

 

SEMELHANÇAS ENTRE BRIQUETES E PÉLETES    

 

Alta densidade  

Alto poder calorífico  

Baixa humidade  

Manipulação fácil  

Baixo teor de cinzas  

Baixa manutenção das instalações  

Alta inflamabilidade  

Transporte em paletes  

Composição ecológica e natural  

Precisam ser armazenados em local seco e coberto  

Preço    

 

 

PRINCIPAL VANTAGEM DE CADA COMBUSTÍVEL  

 

Destacamos a principal vantagem de cada combustível, aquela que acreditamos deve principalmente analisar em caso de hesitação entre comprar/instalar uma caldeira de péletes ou um qualquer dispositivo para briquetes:    

 

Principal vantagem - briquetes:  ​  

 

Podem ser usados num dispositivo de biomassa específico ou em qualquer outro destinado à queima de madeira tradicional.    

 

Principal vantagem - péletes:  ​  

 

O sistema de alimentação automática. Por esta razão, é considerado o substituto natural do diesel, podendo ser transportado e armazenado de forma semelhante.    

 

Ambos os combustíveis são uma boa escolha para um sistema de aquecimento doméstico ou industrial. Como tudo, cada um tem as suas vantagens e desvantagens. Esperamos tê-lo ajudado a entender melhor as diferenças e semelhanças entre estes dois combustíveis naturais.

Fonte:

131

Artigo n.º

Péletes

Briquetes

13

14

bottom of page